Durante o período de amamentação, as necessidades energéticas diárias da mãe estão aumentadas, principalmente nos primeiros 6 meses. Assim, é fundamental que a alimentação da mãe esteja ajustada às suas novas necessidades energéticas, garantindo também que a alimentação seja completa e variada.
Nesta fase a mãe já pode voltar a comer sashimi, hortícolas crus, por exemplo, pois já não constitui nenhum risco para o bebé. Quanto mais diversificada for a alimentação da mãe, mais fácil será o período de diversificação alimentar do bebé, com menos birras e recusas alimentares. Isto acontece porque os sabores dos alimentos passam para o leite materno, possibilitando ao bebé experienciar vários sabores. Importa também referir que não tem que reforçar a ingestão de leite para melhorar a qualidade do seu leite materno, nem evitar determinados alimentos com receio que possam ser alérgicos para o bebé. Tal não tem relação!
Nesta fase é importante continuar a moderar a ingestão de cafeína (200mg/dia) presente no café, chá verde, chá preto, chocolate, bebidas energéticas e em alguns refrigerantes (como por exemplo a coca-cola). A ingestão de álcool é também desaconselhada. E evitar/moderar a ingestão de doces, produtos de charcutaria, molhos, fast-food e outros alimentos processados.